#Todo o Futuro
Importa

Agir certo agora é pensar no futuro e, para nós do CIEE-RS, todo futuro importa.

Importa o futuro dos jovens e o das empresas

Em tempos de dificuldades, a cooperação e a solidariedade são essenciais para a sociedade superar a crise. Cidadãos, empresas, governantes, organizações não-governamentais: cabe a cada um fazer a sua parte e pensar no coletivo, de forma a reduzir os efeitos danosos a médio e longo prazo.

O impacto da pandemia se apresenta todos os dias, com a contagem de vítimas e a crise econômica.

Quando olhamos para o mercado de trabalho, um grupo em particular tem sofrido mais com a perda de emprego e renda: os jovens. São eles que acabam sendo desligados nas crises, e também os que têm maior dificuldade em conquistar uma vaga.

Esta realidade atinge em cheio a visão que temos sobre a perpetuidade dos negócios. Quando aqueles que são o futuro do trabalho – capazes de trazer inovação, proatividade e energia extra para as empresas – não conseguem experimentar novos desafios, se desenvolver, aprimorar habilidades e conhecer a rotina corporativa, sua potencial produtividade é limitada. E não interessa a ninguém uma economia sem dinamismo em um cenário de competição global cada vez mais acirrada.

Ao lançar a segunda fase da campanha Todo Futuro Importa, o CIEE-RS convida seus parceiros e a sociedade a se unirem para proteger o futuro dos nossos jovens, os mais vulneráveis na crise econômica, e que nos dão esperança de um ambiente de negócios mais competitivo e inovador. Precisamos promover oportunidades e investir na qualificação daqueles que se preparam para entrar no mercado de trabalho. Quando o futuro de todos está em jogo, é preciso apostar em soluções que abram novos caminhos e ajudem a construir alternativas.

Para nós, todo o futuro importa: o futuro dos jovens e também o das empresas.

É hora de pensar no futuro
Depoimentos


“Manter as oportunidades de estágio para estudantes de todos os níveis é de extrema importância. O momento de estágio é algo que eu almejava há algum tempo, pois é uma possibilidade de experimentar a prática do que estudo na faculdade de Psicologia e uma forma de ´me encontrar´ dentro da futura profissão. Sem falar da importância de experienciar o mercado de trabalho. Hoje, atuo como recrutadora de TI, e minha contribuição é essencial para a empresa buscar novos profissionais para atenderem a demanda que só aumenta a cada dia.”

Marieli Drachler, 21 anos. Estudante de Psicologia estagiária em São Leopoldo.




“Aprender na faculdade é uma coisa, conhecer os problemas da vida real e usar o conhecimento acadêmico para resolvê-los é bem diferente. O estágio está sendo fundamental para eu me desenvolver como profissional e poder contribuir, com minha força de vontade e motivação, para o crescimento da empresa em que trabalho.”

Enzo Bertoldi Oestreich, 20 anos. Estudante de Estatística e estagiário em Porto Alegre



“O Programa de Aprendizagem faz muito sentido para mim, pois me deu oportunidade de entrar no mercado de trabalho e conhecer melhor uma área pela qual me interesso. Essa é a minha primeira experiência no programa de Aprendizagem e estou desde dezembro do ano passado. Acredito que meu trabalho ajuda a trazer inovação, novas ideias e muita força de vontade para fazer a diferença para a empresa.”

Caroline Rodrigues Agostini, há 7 meses no programa de aprendizagem




“No Programa de Aprendizagem temos uma troca importante entre jovens e profissionais mais experientes. Tenho aprendido muito e, ao mesmo tempo, ajudo os colegas mais velhos a conhecerem novas tecnologias digitais para otimizar seu trabalho. Essa troca também ocorre com outros setores, entre todos esses aprendizes e efetivos, e todos conseguem aprender juntos. Acredito que este é um ganho tanto para minha carreira quanto para a empresa onde trabalho.”

Nicole Regina Lemes Rodrigues, há 1 ano e 8 meses no programa de aprendizagem

Saiba quem está conosco nesta luta
VAMOS JUNTOS! ASSINE ESTE MANIFESTO VOCÊ TAMBÉM
REFORCE O TIME DA SUA EMPRESA
Por e-mail: atendimentoempresas@cieers.org.br
Por telefone: (51) 3363.1000