Desenvolvimento Social

Integração ao Mundo do Trabalho

Com os Programas de Integração ao Mundo do Trabalho o CIEE-RS atua como agente de promoção ao desenvolvimento social e humano, viabilizando acessos para a inclusão produtiva de jovens por meio do Estágio e da Aprendizagem. Esses processos auxiliam no fortalecimento de potencialidades e capacidades dos indivíduos e suas famílias, buscando assegurar direitos e participação de todos. Conheça detalhes de cada um:

O Estágio é uma iniciativa que tem por objetivo preparar o jovem para o mundo do trabalho, oportunizando a vivência de situações práticas, a contextualização curricular e o desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho. As atividades realizadas geram a emancipação social dos usuários propiciando aprendizado social, profissional, cultural e o acesso aos direitos fundamentais.

Para realizar estágio é necessário que o usuário tenha faixa-etária igual ou superior a 16 anos, que esteja regularmente matriculado e frequentando cursos do Ensino Médio, Técnico ou Superior, conforme sistema educacional e Lei nº 11.788/2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes.

Os estagiários recebem uma bolsa-auxílio mensal e também podem participar de diversas ações, que contribuem para a redução das vulnerabilidades e riscos sociais.

O Estágio proporciona a inclusão produtiva e gera renda sendo um meio de garantir à cidadania para milhares de beneficiários e suas famílias.

Então não esqueça: Para atividades relacionadas à sua área de formação;

Para realizar seu cadastro acesse aqui ou procure uma unidade de atendimento do CIEE mais próxima de sua região.

Mais informações sobre Estágio no telefone (51) 3363-1000.

Atendimento ao estudante

O Aprendiz Legal é um programa de formação profissional básica, amparado pela Lei nº 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem. Essa proposta tem por objetivo, contribuir com a capacitação de jovens autônomos, capazes de intervir de forma positiva no seu trabalho, na sua vida e na sociedade.

Implementado no Rio Grande do Sul desde 2008 pelo CIEE-RS em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o programa segue princípios metodológicos fundamentados no desenvolvimento de competências e habilidades para o trabalho. Durante o processo de aprendizagem, o usuário participa de encontros, troca experiências em grupos, é acompanhado permanentemente pela entidade formadora e empresa, tendo atendimento individualizado e avaliações formativas e processual.

Os cursos disponíveis são: Ocupações Administrativas, Comércio e Varejo, Logística, Práticas Bancárias, Auxiliar de Alimentação, Auxiliar de Produção, Telesserviços, Conservação, Limpeza e Sustentabilidade Ambiental, Turismo e Hospitalidade, Telemática.

O programa é destinado a jovens com idade entre 14 a 24 anos, regularmentes matriculados no ensino fundamental ou médio, ou que tenham concluído o Ensino Médio. Para pessoas com deficiência não há restrição de idade.

Para realizar cadastro no programa, os interessados devem procurar a unidade de atendimento do CIEE mais próxima, munidos de: carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência e de matrícula (se tiver).

Mais informações sobre o Aprendiz Legal no telefone (51) 3363-1000.

Como vimos, as iniciativas socioassistenciais e socioeducativas do Programa de Integração ao Mundo do Trabalho - Estágio e Aprendiz Legal, ao garantir a inclusão produtiva e geração de renda são também um meio de promover a cidadania para milhares de beneficiários e suas famílias.

Nesta perspectiva, o CIEE mantém a articulação com várias redes para mediar o acesso ao mundo do trabalho, como entidades públicas e privadas, instituições de ensino, entre outros. Além disso, os usuários do programa e seus familiares têm atendimento integral e bem-estar assegurados por meio de ações de Apoio à Saúde e de uma Rede de Benefícios.

Encontro Aprendiz legal

Assessoramento

O Programa de Assessoramento, conforme o Art. 2º da Resolução CNAS nº 27, objetiva o fortalecimento das entidades, dos movimentos sociais, das organizações de usuários, formação e capacitação de lideranças, dirigidos ao público de assistência social. É destinado a profissionais que atuam na área de assistência social ou área afins (educação, saúde, entre outras).

Atividade de assessoramento

Algumas temáticas trabalhadas no Programa de Assessoramento:

  • A comunicação como fator preponderante nas relações interpessoais e profissionais
  • A adequação da comunicação para a prática profissional com crianças e adolescentes
  • A logoterapia como apoio para o desenvolvimento profissional de educadores
  • Cuidando de quem cuida nas instituições socioassistenciais
  • A importância do educador na formação da criança e do adolescente
  • As dificuldades de aprendizagem nos espaços educacionais
  • Construindo estratégias psicopedagógicas no processo ensino e aprendizagem
  • O desenvolvimento psicossexual da criança e do adolescente

Atividade de assessoramento

O processo de elaboração do Programa é realizado juntamente com a entidade que será assessorada e com a equipe técnica e multidisciplinar do CIEE.

Nesta etapa, busca-se delinear as necessidades da entidade e as possibilidades de trabalho que podem ser desenvolvidas em cada contexto. Estão envolvidos neste processo o conhecimento do grupo (lideranças, educadores sociais, etc), o conhecimento do território onde acontecem as intervenções, o conhecimento da estrutura da entidade e a elaboração do próprio plano de trabalho.

Cada entidade dispõe de um planejamento próprio, avaliação e monitoramento específico da atividade de assessoramento. A periodicidade e duração de cada ação varia de acordo com o trabalho que será desenvolvido em cada entidade.

Atividade de assessoramento

O programa de Assessoramento também realiza ações planejadas e continuadas mensalmente, as quais acontecem através de oficinas direcionadas ao público de assistência social, o qual ainda não foi atendido pelo programa através de sua entidade, como por exemplo: estudantes da área de assistência social e profissionais que atuam na área de assistência social ou áreas afins (educação, saúde, entre outras).

O programa iniciou suas atividades em 2012 e desde então já foram atendidos mais de 4.600 técnicos que atuam na área de assistência social ou áreas afins (educação, saúde, entre outras).

Mais informações sobre o programa em: (51) 3363-1057.

{{assessoramento.dsOficina}}

Resumo:
{{assessoramento.dsResumo | lowercase | limitTo: 200}} ...


Data: {{assessoramento.dtAssessOficina}}


Local: {{assessoramento.dsLocal}}


Quantidade de dias: {{assessoramento.nrDias}}

{{assessoramento.dsOficina}}

Ementa:

{{assessoramento.dsEmenta}}


Consultor: {{assessoramento.dsConsultor}}

Mais informações

Para realizar sua pré-inscrição ou obter mais informações sobre o programa utilize o formulário abaixo ou ligue para (51) 3363-1057.

Programa em fase de restruturação

Dúvidas: (51) 3363.1058

Desenvolvimento Socioeducativo

Desde 1996, o serviço de Desenvolvimento Socioeducativo promove ações socioeducativas que auxiliam no desenvolvimento integral do usuário, auxiliando na aproximação, preparação e integração ao mundo do trabalho. O serviço já beneficiou mais de 197.000 usuários desde o início da programação.

Oficina desenvolvimento socioeducativo

As oficinas e palestras desenvolvidas pelo CIEE-RS acontecem na própria sede, em instituições de ensino, associações comunitárias e entidades parceiras tanto públicas quanto privadas e são destinadas ao público em geral, acima de 14 anos.

As oficinas estruturam-se em 03 (três) eixos temáticos: Cidadania e Fortalecimento de Vínculos; Mundo do Trabalho; e Geração de Renda e Mobilidade Social.

Eixos Temáticos das Oficinas
Cidadania, convivência e fortalecimento de vínculos Mundo do Trabalho Geração de renda / Mobilidade Social
Desenvolvimento Pessoal Aprimoramento Profissional – qualidade no atendimento Criatividade, Inovação e Mudança
Desmistificando direitos e deveres Atitudes de sucesso no mundo do trabalho Empreendedorismo e Participação Social
Educação Ambiental e Cidadania: onde eu entro nisso? Atitudes Geradoras de Motivação Oportunidades para geração de renda
Projeto de Vida: quem sou, onde estou e para onde vou Autoconhecimento Profissional Manutenção de Computadores: noções básicas
Reciclando Olhares – Oficina Ambiental Comunicação Como Fator de Qualidade Planejamento Financeiro / Orçamento Familiar
Resíduos Tecnológicos: problemas e oportunidades Curso de Inglês – Discovery Challenge
Sistemas 5S e 3R Desenvolvendo Competências no Mundo do Trabalho
Sociedade de Risco e Sustentabilidade Dicção e Oratória (mecânica vocal, respiração, desinibição, construindo o discurso, falando em público e laboratório da voz)
Vivendo a Saúde Emocional Eu produto: aprimorando o desempenho
Etiqueta Profissional
Gestão do Tempo
Informática Básica
(Intra) Empreendedorismo
Orientação Vocacional
Processo Seletivo: organização, comportamento e currículo
Técnicas de Vendas

As oficinas de capacitação e qualificação são articuladas a um conjunto de ações que visam à construção e à reconstrução das histórias e vivências individuais e coletivas dos usuários, na família e no território; o desenvolvimento do sentimento de pertença e identidade; e o fortalecimento de vínculos familiares e sociais.

O serviço de Desenvolvimento Socioeducativo também oferece a Oficina de Informática Básica, a qual objetiva capacitar os usuários nos conhecimentos básicos da informática, possibilitando sua qualificação para o mundo do trabalho.

Oficina desenvolvimento socioeducativo

As inscrições para as oficinas podem ser realizadas direto pelo Portal ou no CIEE-RS Borges de Medeiros, nº 328 / 8º andar - sala 84.

Mais informações entre em contato:
Telefones: 3284.7098 ou 3284.7094
E-mail: secretaria.socioeducativo@cieers.org.br

Se você possui cadastro de estudante ou aprendiz, entre com sua senha clicando aqui. Caso contrário, clique aqui para se cadastrar.

{{oficina.nome}}

Resumo:
{{oficina.objetivo | lowercase | limitTo: 150}} ...


Data: {{oficina.sHorario}}

Local: {{oficina.local}}

Quantidade de dias: {{oficina.dias}}

{{oficina.nome}}
Ementa:
{{oficina.dsEmenta}}

Consultor: {{oficina.dsInstrutor}}

Núcleo de Atendimento Socioassistencial

O Núcleo de Atendimento Socioassistencial presente na organização desde abril de 2012, promove ações socioeducativas e socioassistenciais que contribuem para a promoção da qualidade de vida dos usuários e a redução de suas vulnerabilidades. São realizados atendimentos aos usuários que vivem em situação socioeconômica diversificada, provenientes da sociedade em geral, usuários do Sistema único de Assistência Social - SUAS, que participam dos programas e serviços da entidade bem como aqueles usuários que buscam o núcleo antes da inserção em algum programa e serviço, encaminhados ou não, pela Rede Socioassistencial, Entidades, Instituições e órgãos Públicos. O Núcleo de Atendimento Socioassistencial já realizou mais de 25.000 atendimentos aos usuários.

Núcleo de Atendimento Socioassistencial

São realizados atendimentos aos usuários que acessam os programas e serviços da entidade bem como aqueles usuários que buscam o Núcleo antes da inserção em algum programa e/ou serviço, encaminhados ou não pelo Serviço Social de entidades ou instituições.

Núcleo de Atendimento Socioassistencial

O processo de excução do Núcleo de Serviço Social está estruturado em 05 eixos de atuação:

  • Ações itinerantes (buscas ativas nas comunidades, entidades, instituições e conforme demanda);
  • Projeto de atendimento (acolhida, entrevista social, parecer social, escuta sensível, encaminhamentos);
  • Projeto de acompanhamento (ações de intervenção social e controle social);
  • Representação e formação (formação continuada, reuniões de discussão de casos, participação em seminários, entre outros);
  • Articulação de redes sociais de apoio (entidades e profissionais, conforme a NOB-SUAS, que podem atender demandas provenientes do público da assistência social).

Núcleo de Atendimento Socioassistencial


A avaliação do processo do Núcleo se dá através de indicadores qualitativos na esfera do Projeto de Acompanhamento e os demais projetos e ações são avaliadas através de reuniões de acompanhamento e de indicadores quantitativos mensais.

Mais informações em: (51) 3284-7088.

Programa em fase de restruturação

Dúvidas: (51) 3363.1058

Programa em fase de restruturação

Dúvidas: (51) 3363.1058

Oficinas Digitais
Oficinas Digitais

Desde novembro de 2019 o projeto é realizado pela área de Programas Sociais em parceria com a com a área de Tecnologia da Informação, através do Marketing Digital afim de atender as demandas dos nossos usuários, e estender as capacitações também ao público do interior do Estado.

As oficinas digitais são oficinas de qualificação profissional, totalmente gratuitas! Você recebe o material para estudo, responde um teste com algumas questões sobre a temática e ainda ganha um certificado, tudo isso através do e-mail.

Oficina desenvolvimento socioeducativo

Se você possui cadastro de estudante ou aprendiz, entre com sua senha clicando aqui. Caso contrário, clique aqui para se cadastrar.

No momento temos as seguintes temáticas disponíveis:

{{oficina.nome}}

Resumo:
{{oficina.objetivo | lowercase | limitTo: 150}} ...


Data: {{oficina.sHorario}}

Local: {{oficina.local}}

Quantidade de dias: {{oficina.dias}}

{{oficina.nome}}
Ementa:
{{oficina.dsEmenta}}

Consultor: {{oficina.dsInstrutor}}

Mais informações entre em contato:
Telefones: 3284.7098 ou 3284.7094
E-mail: secretaria.socioeducativo@cieers.org.br

Telefone

(51) 3363-1000

CIEE-RS - Sede Administrativa
Rua Dom Pedro II, 861 - Higienópolis
CEP 90550-142
Porto Alegre - RS

CIEE-RS no Facebook

Política de Privacidade - Política de Segurança

© CIEE-RS Todos os direitos reservados - Designed by Üzzer | Developed by CWI Software